Colégio Valsassina , Serviços

Centro de Recursos Educativos no Colégio Valsassina

O Centro de Recursos Educativos foi criado com o objectivo de dar resposta às necessidades de alunos e professores do Colégio Valsassina.

Neste espaço estão reunidos materiais impressos (livros, revistas, jornais) mas também outro tipo de recursos educativos como dossiers temáticos, vídeos, cd-rom’s, diapositivos, sítios (sites) da Internet e outros.
Este é o local do Colégio onde os seus utilizadores podem encontrar materiais muito úteis para o estudo, para a realização de trabalhos escolares, para a preparação de testes ou de exames, mas onde também podem passar algum tempo a ler, a reflectir e a ‘aprender de outra forma'.

Assim, para além do incentivo ao enriquecimento cultural de todos os alunos, este espaço pretende não só criar um acompanhamento orientado para os que dele necessitam, como proporcionar a possibilidade de uma progressão autónoma nos estudos.

Serviços disponíveis

• Pesquisa documental
  • Leitura presencial e domiciliária
  • Apoio a trabalhos de grupo
  • Serviços informáticos
  • Actividades de promoção da leitura
  • Actividades desenvolvidas em parceria com os grupos disciplinares
  • Ocupação de tempos livres

Animação do Centro de Recursos Educativos
Uma das funções deste espaço é organizar sessões para os alunos do Colégio e, por vezes, abertas aos Encarregados de Educação. Assim é frequente desenvolver-se actividades como:

• encontros com escritores
  • conferências
  • lançamentos de livros
  • feiras do livro
  • exposições
  • concursos
  • comemorações de datas significativas

Localização: No átrio do Pavilhão do Liceu

Horário: 8h30 - 17h30

Email: sec.pedagogica@cvalsassina.pt
sec.administrativa@cvalsassina.pt

Gabinete Psicopedagógico no Colégio

O GPP funciona como um serviço de apoio aos alunos, mediante a organização e mobilização dos recursos necessários para a sua boa integração sócio-educativa. Actua sobre o acompanhamento ao nível da adaptação/integração escolar, da aprendizagem, do comportamento/atitude, da socialização/relacionamento interpessoal e da orientação vocacional, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal. Reporta à Direcção Pedagógica, articulando com os Coordenadores dos diferentes ciclos de ensino (do Jardim de Infância ao Ensino Secundário).

Competências e Atribuições

São competências do Gabinete Psicopedagógico:

• Apoiar a construção de projectos de vida, nomeadamente, através da Orientação Vocacional;
  • Realizar Avaliação Psicológica ao nível das dificuldades de aprendizagem e problemas sócio-emocionais;
  • Intervir ao nível do acompanhamento Psico-pedagógico para superar as necessidades sócio-educativas manifestadas;
  • Promover/implementar Programas nas áreas sócio-emocionais e das dificuldades de aprendizagem, entre outros;

• Fomentar acções de formação para a comunidade educativa na área psico-pedagógica;
  • Colaborar com os Coordenadores dos diferentes Ciclos na implementação de Programas Educativos Individuais e no desenvolvimento de estratégias que promovam o sucesso escolar dos alunos;
  • Aconselhar e orientar os Encarregados de Educação no sentido de promover estratégias de actuação/educação conjuntas.

Gabinete Primeiros Socorros Valsassina

No Gabinete de Primeiros Socorros os alunos são observados por uma Fisioterapeuta no período da manhã (Dra. Vanessa Rodrigues).

Este gabinete destina-se à prestação de cuidados imediatos, na sequência de uma lesão ou condição dolorosa que tenha tido a sua origem dentro do colégio, e em horário escolar.

Este ano adoptamos uma nova iniciativa: utilizar um e-mail como forma de comunicação com os pais e alunos!

Utilize este e-mail sempre que queira para nos expôr as suas dúvidas e sugestões e garantiremos que, dentro do nosso horário de trabalho e disponibilidade, responderemos a todas as suas solicitações.

Convidamos todos os alunos e respectivos Encarregados de Educação, a colaborar e utilizar sem qualquer reservas este e-mail.

Tornemos este Gabinete uma mais valia para Pais e Alunos!

Localização: Pavilhão do 7º Ano

Horário de Funcionamento: 9h-13h

Notícias Colégio Valsassina

Venha ler as nossas notícias mais recentes.

Alimentação no Colégio

Bar

Localização: à esquerda no portão principal.
Horário: 8h15 - 17h30
Formas de pagamento: numerário; pré-pagamento por carregamento no Cartão do Aluno; lançamento em Conta.

Refeitório

Localização: à esquerda no portão principal.
Horário: 12h00-14h30 (almoço); 15h30-16h30 (lanche).
Formas de pagamento: refeições avulso lançadas em Conta; pré-pagamento de 10 refeições; pagamento mensal.