Colégio Valsassina , Ensino

 
 
 

Jardim de Infância em Lisboa

 
O Jardim de Infância é um espaço que estimula o desenvolvimento global da criança, no respeito pelas suas características individuais.
 
 
  • Incute comportamentos que favorecem aprendizagens significativas e diferenciadas.
  • Desenvolve a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do Mundo.
  • Proporciona ocasiões de bem estar e segurança, no sentido do equilíbrio emocional.
  • Procede à despistagem de inadaptações e promove a melhor orientação e encaminhamento das crianças.
  • Incentiva a participação das famílias no processo educativo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 anos - 3 aulas

 
A criança sai da família e vai adaptar-se a um grupo diferente.
Aprende a relacionar-se e, através dos sentidos, começa novas experiências que a levam a um desenvolvimento equilibrado.

 
 
 

4 anos - 3 aulas

 
A criança torna-se receptiva ao mundo exterior e é atingida por uma grande quantidade de impressões. Começa a participar em actividades de grupo e desenvolve competências.
Aprende a respeitar os outros e o meio que a rodeia.
 
 
 

4 anos - 3 aulas

 
A criança constrói formas elaboradas de pensamento, resolve problemas e encontra soluções, aprende conceitos e faz relações, dando mais sentido ao Mundo.
Aperfeiçoa e desenvolve competências necessárias para o seu futuro processo de aprendizagem.
 
 
 
 
 
 
 

Ateliers - Educação pela Arte

 
Na educação artística os trabalhos de expressão e manuais despertam a sensibilidade e a criatividade da criança, ao mesmo tempo que estimulam a sua capacidade de concentração e observação da realidade.
 
 
 

Conversas

 
Momento de troca de novidades e experiências, valorizando a sua opinião e estimulando-a sempre a interessar-se e a participar activamente.
 
 
 
 
 

Aulas de Música, Educação Física, Computadores e Desporto

 
Com professores especializados compõem também um Universo de informações e vivências necessárias para a formação integral.
 
 
 

Visitas de Estudo - Passeios

 
Um lugar de descoberta. Um lugar de prazer.
 
 
 
 
 
 

Primeiro Ciclo em Lisboa

 
 
O Ensino Básico é uma etapa decisiva na vida do Colégio Valsassina em Lisboa. A Escola passa a ser levada "mais a sério", vivendo-se a descoberta de novas capacidades e desenvolvendo-se competências capazes de preparar os alunos para o mundo do futuro. Aprender é saber descobrir, criar, criticar, projectar. Os nossos objectivos gerais são:

  • Desenvolver e manter a saúde física e mental
  • Desenvolver as capacidades cognitivas (o saber), afectivas (saber estar) e psicomotoras (saber fazer).
 
 
 
Promove-se a aquisição de habilidades básicas, valorizando as actividades de ler, escrever e contar.
O ensino é orientado de forma interdisciplinar, estando implícitos no seu currículo, trabalho de projecto, actividades de expressão artística, e as de carácter gimno desportivo.
Assim será possível enquadrar os alunos na ideia de que crescer é um processo global, onde será possível encontrar a liberdade, a diferença e o equilíbrio.
 
 
 
 
 
 

Segundo Ciclo em Lisboa

 
 
"Estar no 2º Ciclo
É sentirmo-nos diferentes
É ser crescido!...
Depois da tranquilidade
Das aulas com um professor
Vem a agitação...
Com diversos professores
Com livros, cadernos diários,
Apontamentos,
Testes... tanta coisa...
Ao princípio, tamanha aflição
As stôras vêem os cadernos
Está tudo em ordem?
O Colégio é quase nosso !
Desfrutamos da quinta.
 
 
 
E com tantos campos p'ra jogar
Hesitamos... Não sabemos
Que escolher...
São mais as modalidades
Do que os dias da semana !
Mas o tempo passa...
E tudo se transforma num hábito
Resta agora uma saudade
As brincadeira e a professora
Do 1º Ciclo
A vontade...
De ser criança."
Verónica S. Pedro
 
 
 
 
 
 

Terceiro Ciclo no Colégio Valsassina

 
"O 3º Ciclo engloba três anos- o 7º, o 8º e o 9º.
Durante este período de tempo passamos por alegrias e tristezas, chumbos e passagens, fazemos novos amigos e assistimos a algumas despedidas, conhecemos novos professores, novas disciplinas, novas matérias, novos testes...

Os pavilhões mudam, assim como os professores e, dum momento para o outro, passam a apresentar as aulas com ideias, opiniões as quais podemos apoiar ou discutir e a matéria é apoiada em exemplos reais, na experiência.
Os horários dão outras oportunidades - há já tardes livres que podemos aproveitar para ter outras actividades ou para pesquisas e trabalhos de grupo
 
 
Mas a nossa vida não é só trabalho. No Colégio Valsassina temos visitas de estudo e viagens de finalistas (de 9º Ano, claro!) onde descobrimos que um dia vamos ter saudades dos professores!
Para além disso temos ainda actividades extra-curriculares, onde nos podemos inscrever no início do ano e é difícil escolher entre - o "País" dos Jogos de Comunicação, da lnformática ou do Teatro; o "Mundo" da Música (coro, flauta, viola e piano) e o "Universo" do Desporto (Basquetebol, Futebol, Voleibol, Actividades Gímnicas, Karaté, Ténis e Ballet) onde há quem entre só para perder uns quilinhos. Contudo ainda há quem opte por passar o intervalo do almoço a ouvir a música que passa na Rádio da Associação de Estudantes e a conversar.
 
 
 
No final do 9º Ano temos que pensar no futuro, fazer a orientação vocacional, pedir conselhos aos pais e aos professores, tomar decisões e, por fim, escolher a área que terá todos "os ingredientes para o nosso sucesso". Ao fim de três anos chegamos à conclusão de que é fácil arranjar bons amigos e passar bons momentos.
A partir de então a confiança cresce, personalizamo-nos, criamos um carácter, um ideal!"

Texto Colectivo:
Mafalda Pinto, Ana Filipa Rombo, Inês Cruz
 
 
 
 
 
 

Ensino Secundário em Lisboa

 
 
Estive oito anos no Valsassina. Beneficiei sempre do ambiente espectacular que aqui nos é proporcionado, numa relação excelente de amizade e confiança entre alunos, professores e directores.
Como aluno do Secundário, destaco três factores fundamentais, para além da qualidade do ensino.
 
 
 
 
 
 
 
Em primeiro lugar, a total disponibilidade de meios e tempo por parte do Colégio para que possamos atingir os nossos objectivos.
Em segundo lugar, os benefícios de uma coordenação personalizada onde cada aluno pode encontrar, a par de uma voz esclarecida, a certeza de uma presença amiga.
 
 
 
Por último, a possibilidade de efectuarmos diversas actividades extracurriculares, em diferentes áreas, fundamentais não só no fortalecimento dos laços de amizade com aqueles que nos rodeiam como também no rendimento individual de cada um.

Realço ainda o clima de liberdade e de diálogo que caracteriza o Colégio, ajudando-nos a crescer também como pessoas.
Pedro Rocheta de Almeida Fernandes